O que é o PABX em nuvem?

Em linhas gerais, o PABX em nuvem é um sistema de telefonia que, ao contrário de um PABX antigo que ocupa lugar e gera manutenções caras, o PABX em Nuvem funciona como software web, ou seja, ele fica alocado em um servidor externo dentro de um Data Center e a única coisa que você precisa para colocá-lo em funcionamento é a conexão com a internet.

O que é um Data Center?

É um centro de dados com uma infraestrutura para concentrar todos os recursos necessários para o gerenciamento de servidores, roteadores e storages.

Sua principal função é disponibilizar equipamentos e serviços fundamentais para possibilitar o funcionamento adequado de todos os sistemas da empresa. Um data center precisa garantir o fornecimento de energia, a estabilidade da temperatura, monitoramento preventivo nos equipamentos e a disponibilidade de conexão para permitir o tráfego de dados.

Nossos servidores estão atualmente hospedados na Ascenty, maior empresa em infraestrutura de Data Centers da América Latina. Atualmente, já são 27 unidades em operação ou em construção no Brasil, México e Chile.

Todos esses Data Centers estão em lugares estratégicos e interligados por uma rede própria, nova e com 100% de fibra óptica, totalizando 5.000 km de extensão.

Mobilidade

Com um PABX em Nuvem sua empresa não fica mais presa a fios, um endereço ou a um prédio. Também não fica presa a viabilidades técnicas das operadoras. Como toda a solução fica 100% do tempo disponível na internet, caso sua empresa passe por uma indisponibilidade temporária de internet, os colaboradores podem se conectar por conexões móveis, 3G, 4G ou 5G e usando aplicativos no celular ou no computador continuar atendendo o telefone e fazendo chamadas.

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Quais as desvantagens?

Talvez alguns considerem como desvantagens, outros considerem apenas como diferença, mas vamos lá, visto que a solução PABX em Nuvem e Linha Virtual não estão presos em um endereço específico, alguns serviços locais não funcionam nesta solução, entre ele:

 

  • Chamadas de emergência: 190, 192. 193 etc.

  • Números especiais de operadora: 10315, 10321, etc

Porque esses serviços não funcionam em soluções em Nuvem?

A explicação é bem simples, visto que esses números especiais são nacionais, a identificação da localidade que realizou a chamada depende única e exclusivamente que o serviço que realizou a chamada saia de um local fixo, assim o serviço especial direciona a chamada para a localidade correta. Como a solução em nuvem não está presa a um endereço fixo, a chamada poderá ser direcionada para uma localidade diferente da desejada, por isso essas ligações são desativados na solução.